A cidade em 1900

Achei estas fotos à venda na internet e confesso que perdi um tempão passeando pela cidade que aparece nelas.
Com exceção de uma (que todo mundo vai saber qual é), são todas do centro velho e mostram o largo (hoje praça) da Sé, o largo do Carmo (ao lado da praça João Mendes), o largo de São Francisco e o páteo do Colégio.  Não sei quem é o autor nem qual é a data exata das fotos, mas não deve ser muito longe de 1900.
São fotos originais, e não cartões postais ou reproduções, e estão impressionantemente bem conservadas. Por isso mesmo o preço delas é igualmente impressionante: estão à venda por 1049 euros, ou 3280 reais ao câmbio de hoje.
Ainda bem que copiar as imagens e trazê-las pro blog não custou um centavo sequer. Espero que vocês também gostem do passeio!

Atualização em 4 de abril
: O Felipe Alexandre Herculano, que edita o blog Sampa Histórica, notou alguns detalhes que permitem estimar com mais precisão a data das fotos. Os bondes são puxados por burros e os postes de iluminação são a gás, portanto elas são anteriores a 1900, ano em que chegaram os bondes e postes elétricos. Além disso, a torre da igreja do Colégio (que desmoronou em 1896) ainda está em pé em uma delas, o monumento a José Bonifácio (de 1890) já está no largo de São Francisco, e o prédio da Secretaria da Agricultura (de 1891) ainda não existe no largo do Palácio, atual Páteo do Colégio. As fotos não precisam ser todas do mesmo ano, mas disso tudo dá pra concluir que foram tiradas mais ou menos entre 1890 e 1896. Obrigado, Felipe!

Do site> http://quandoacidade.wordpress.com/