terça-feira, 4 de agosto de 2015

A escola na vida das pessoas

Lula: “A escola tem que fazer parte da vida das pessoas como a novela faz”

28/07/2015 16:19 


Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula
Nessa terça-feira (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu Mangabeira Unger, ministro-chefe da secretaria de assuntos estratégicos da presidência da república, Fernando Haddad, prefeito de São Paulo e ex-ministro da educação, os secretários da capital paulista Gabriel Chalita (educação) e Alexandre Padilha (relações governamentais), secretários municipais de educação de cidades da Grande São Paulo governadas pelo PT e diretores do Instituto Lula. 
O ex-presidente Lula afirmou ter “certeza de que a gente está no caminho certo” e reafirmou o que já havia dito no encontro com o ministro da educação, Renato Janine Ribeiro: “Temos que transformar o PNE em um instrumento político”. “A escola tem que fazer parte da vida das pessoas da mesma forma que a novela faz, que a igreja faz”, afirmou.  
O ministro apresentou os pilares da “Pátria Educadora”, eixo de ação do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. Segundo ele, é “necessário engajar muitas vozes na construção do projeto”. Mangabeira explicou quais são os principais objetivos e desafios do plano. É necessário, afirmou, elevar a qualidade do ensino, criar um sistema nacional de educação, cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecer uma cooperação entre os entes federativos (união, estados e municípios), entre outras medidas. “Proponho ousadia, não copiar currículos de ensino estrangeiros; proponho nos colocar na vanguarda”, disse. Os participantes debateram as propostas do ministro sobre educação e os desafios da educação brasileira nos próximos anos. 

Do site do instituto LULA

Nenhum comentário: