sexta-feira, 8 de abril de 2016

Inflação de Março e a menor desde 2012 mais a midia golpista não dá o menor destaque com medo de possa ajudar Dilma e Lula

Inflação de março é a menor desde 2012. Vem ao caso?
A informação não é manchete no PiG
publicado 08/04/2016
bessinha diagnostico
Conversa Afiada reproduz artigo de Fernando Brito, extraído do Tijolaço:


Inflação de março é a menor desde 2012. Mas isso não vem ao caso

A inflação de março – 0,43% – foi a menor registrada desde 2012, mas isso não é manchete em nenhum dos grandes portais.

Na Folha, nem sequer aparece nos destaques de economia.

O Valor dá manchete, mas com a afirmação de que é a queda da demanda a responsável.

Não é senão parte da verdade.

Continua a ser uma inflação cruel com o povão, porque 3/4 dela foram concentrados nos itens alimentação e bebidas, justamente aquele que mais poderia ter sofrido com um impacto negativo da demanda de consumo.

Mas caiu porque foi amenizada a bandeira tarifária na energia elétrica, o que, sozinho, gerou um impacto negativo de 0,13% no índice. Pesou , ainda, a alta muito menos expressiva no item educação, que sofre reajustes anuais em janeiro e fevereiro, com – 0,24% na composição final do IPCA.

E porque aliviou-se a pressão do câmbio.

A inflação, no Brasil, não foi causada pela demanda – é óbvio que ela influi, sim – e não será contida por sua queda, através de mais arrocho.

Nossa inflação é a dos juros, porque o retorno financeiro de qualquer atividade acaba sendo balizador maior de preços que o lucro mercantil ou fabril.

Por isso a pressão sobre o BC para, ao menos, manter as taxas lá em cima.

E porque, em abril, o índice deva ficar abaixo dos 0,71% de março de 2015, ajudado pelo fim definitivo da bandeira tarifária de energia elétrica, a pressa em correr com o processo político golpista, ainda mais com o medo de que Lula comande o início de um processo de reanimação econômica do país.

do site conversa afiada

Nenhum comentário: