terça-feira, 24 de maio de 2016

As empresas estatais americanas existentes e desconhecidas pelos brasileiros

ECONOMIA


A mentirinha que contam para nossos pequenos Liberais, por Rogério Maestri
RDMAESTRI
TER, 24/05/2016 - 08:47

                  

Por Rogério Maestri

Há uma mentirinha que contam para os menininhos liberais brasileiros e os pobrezinhos inocentes úteis ficam repetindo na rede com a maior inocência possível. Qual é? Que não existem estatais nos USA.

Os nossos jovens liberais gostam de citar os USA como um país isento de estatais e inclusive o pessoal de esquerda compra esta informação errada e ficam tentando justificar as estatais brasileiras por outro lado.

Mas vamos então levar uma luz neste assunto.

Primeiro, sendo os Estados Unidos um país com uma federação forte, praticamente as obras feitas pelo governo federal são poucas, ficando assuntos executivos reservados aos estados e municípios.

Segundo, mesmo os USA sendo uma federação forte o governo federal tem suas estatais, e não são pequenas, são imensas, logo vamos citar algumas mostrando que a intervenção no mercado do governo é forte e vigorosa.

AMTRAK – Em vários filmes norte-americanos aparecem pessoas tomando os trens desta companhia, mas ninguém sabe que ela é uma ESTATAL e o que seria um crime no Brasil uma ESTATAL DEFICITÁRIA. Esta estatal foi criada em 1971 para operar o transporte de passageiros por trem e possui atualmente 34.200km de via férrea própria, opera 300 trens por dia e transporta anualmente 31,2 milhões de passageiros por ano (2012).

Foi criada porque as empresas privadas não queriam transportar mais passageiros por ser deficitário, mas diferentemente que no Brasil, o governo Nixon criou a empresa que continua a ser subsidiada até hoje.

Export–Import Bank of the United States - Banco (ou agência) com objetivo de subsidiar exportações Norte-Americanas, inclusive com linhas especiais de crédito para pequenas empresas. Ou seja, enquanto aqui os direitistas recriminam o financiamento a exportação do BNDES lá eles tem até banco para isto.

Farm Credit System – Não é somente um banco que subsidia a agricultura nos Estados Unidos, é todo um sistema de crédito que financia 191 BILHÕES de dólares por ano neste sistema (tem outros). De novo, enquanto querem privatizar o BB para acabar com o crédito agrícola, nos USA eles tem vários sistemas que fazem isto com dinheiro do governo.

Tennessee Valley Authority – Uma das maiores geradoras e distribuidoras de energia elétrica dos Estados Unidos, gera anualmente 35.000 MW/ano (sexto lugar), se somássemos mais a energia gerada pelo U.S. Army Corps of Engineers (21.900MW/ano) e U.S. Bureau of Reclamation (15.000MW/ano), o governo federal norte-americano seria o maior gerador de energia do pais, ficando bem acima do maior grupo privado a Duke Energy (57.000 mW/ano). Além de hidrelétricas a TVA possui geração a carvão, gás e eólicas.

Estão citadas aqui somente algumas das maiores empresas estatais Federais Norte-americanas, porém existem empresas estatais Estaduais e Municipais, um exemplo das Estatais Estaduais é a Alaska Railroad.

O que se vê claramente que toda aquela história dos Estados Unidos não ter empresas públicas é uma grande mentira, pois além destas outras há as que são análogas as empresas de Economia Mista no Brasil, com ações na bolsa e tudo mais.

Publicada no site GGN do jornalista Luis Nassif

29 comentários:

Marcelo disse...

Não é a questão se tem ou não tem estatal nos EUA e sim a quantidade de estatais que se tem no Brasil vs EUA e quantos servidores públicos existem lá e quantos aqui.
O blog listou algumas estatais americanas e eu posso listar fácil 50 brasileiras.
É inegável que os Estados Unidos trabalhos com um estado bem mais(bem mesmo) mínimo que o Brasil. Obrigado.

Thiago SS disse...

Gostei bastante. Põe em xeque os argumentos dos neoliberais.

Eduardo Endi disse...

Marcelo nos EUA existem mais funcionários públicos que no Brasil, é só pesquisar, a USPS q é o Correios americanos tem quase 1 milhão de funcionários.

Unknown disse...

Empresa que da prejuízo é fechada mi mi mi

Douglas Pereira disse...

o pior nisso tudo é que no Brasil as privatizadas não produz nada para o pais, desvaloriza os salários dos trabalhadores e ainda arranca com força as riquezas de nosso chão!

Douglas Pereira disse...

e se cometer algum crime fica por isso mesmo! tinha me esquecido desse detalhe.

Douglas Pereira disse...

o pior nisso tudo é que no Brasil as privatizadas não produz nada para o pais, desvaloriza os salários dos trabalhadores e ainda arranca com força as riquezas de nosso chão!

Frank Oddermayer disse...

E a mentirinha que os professores doutrinadores de ensino público contam é que a "privataria" tucana quase acabou com o "patrimônio do povo". Primeiro, que empresa estatal NÃO é do povo, é do Estado. Quando são criadas, arde no bolso dos contribuintes, quando dão prejuízos (a maioria dá, quase sempre) quando são vendidas, entram nos cofres do Erário. Ah! Mas tem corrupção, desvio, etc. Aí é uma questão do Ministério Público. Cobrem do MP! E as empresas estatais no Brasil somam 148 federais, 122 de estados e mais 3 da cidade do RJ. Mas a lista está incompleta. Tem mais !! A quantidade nos States comparado com aqui é fichinha.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_empresas_estatais_do_Brasil

Marcello Morientes disse...

Todos nós sabemos porque algumas estatais dão prejuízo, seria muito melhor corrigir as deficiências e tornar as mesmas lucrativas, do que vender para estrangeiros que exploram os trabalhadores, enviam os lucros para fora do país e ainda são beneficiados por isenções fiscais vendendo produtos e serviços caros.

Marcello Morientes disse...

Todos nós sabemos porque algumas estatais dão prejuízo, seria muito melhor corrigir as deficiências e tornar as mesmas lucrativas, do que vender para estrangeiros que exploram os trabalhadores, enviam os lucros para fora do país e ainda são beneficiados por isenções fiscais vendendo produtos e serviços caros.

Quanto mais eu aprendo, menos eu acho que sei disse...

vamos ir direto ao ponto. Uma empresa estatal tem que se auto-sustentar, não tem meio termo, tem que explorar uma atividade ou serviço que resulte em um faturamento e no final tenha um lucro significativo. Quem vai investir em empresa que não da lucro, qual empresario vai dar emprego a alguém sem qualificação? No serviço publico os políticos colocam o advogado para dirigir um hospital, no final o cara não sabe nada e sai fazendo M... A questão é pessoa certa no local certo.

Junior Matos disse...

Nos USA tem 28 no Brasil 149 e isso apenas de Federais.Seu ANIMAL os liberais sabem muito bem que existem Estatais lá, afinal os USA não são anarcocapitalista.

oryon carvalho disse...

Quantidade não interfere na qualidade se o país tiver um governo honesto sem interesses difusos,quantidade é muito fácil de administrar veja o caso da china maior pib do mundo,os políticos tem que atender os interesses da nação e não de uma minoria de empresarios especuladores que só visam o lucro e a alta concentração de renda.na EUROPA existem varias e varias empresas estatais veja: Suécia,Noruega,Dinamarca,Islandia,no japão á também,vai lá mexer com a Russia que tem a estatal no campo bélico mais rica,que existe.Bem estar social é valido pra qualquer categoria de forma política desde que o governo seja competente respeite o desenvolvimento humano global,não existe isso de esquerda ou direita melhor ou pior.

Frank Oddermayer disse...

A quantidade de empresas estatais nos EUA comparado com aqui é insignificante. E o PIB lá é 10 vezes maior que o do Brasil. Lá o país foi edificado pelas empresas particulares e as estatais preencheram espaços que não seriam interessantes para as do setor privado. A China privatizou mais de 60 mil empresas apenas nos anos 1980, daí o crescimento econômico médio inédito na história humana, de quase 10%, ao longo desses anos todos, ainda mais se considerarmos que o crescimento demográfico lá, em termos percentuais, foi relativamente pequeno.

Nº de empresas estatais no Brasil (lista incompleta)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_empresas_estatais_do_Brasil

Unknown disse...

Apenas 4, sendo uma banco, o que todo país tem, pensando assim só ficam 3 e elas competem com empresas privadas (TODAS), o que às coíbem de fazer corrupção. Aqui são 140, são monopólios, vc não pode abrir uma empresa de entregas por lei pra não concorrer com os correios, nem de saneamento básico, por isso nem temos praticamente nenhum saneamento. Lá o Livre comércio avança toda a economia do país, aqui a burocracia estatal impede o avanço da economia. Por isso aqui é uma merda, que incha o estado em sequências de ditaduras estatistas, uma vez fascista na era Vargas, outra vez esquerdista na era FHc e Petista. Lá nos EUA, é bem mais Liberalismo econômico, qualquer um pode abrir uma empresa sem burocracia e sem altos custos de encargos. Até brasileiros abrem empresas lá em 2 dias, aqui vc precisa passar um ano e meio enfrentando burocracias e olhe lá, veja se tem algum americano abrindo empresa aqui, claro que não, ninguém quer empreender e investir nessa merda.

vitor Bidu disse...

Se pelo menos grande parte da estatais brasileiras funcionassem bem seria um lucro, mas praticamente todas apresentam inúmeros problemas e só fazem com que o dinheiro público seja desperdiçado. Quanto menos o estado interferir na economia mais rápido ela se desenvolve. Hong Kong é um exemplo claro de que desestatização faz bem para a economia. Já a Venezuela prova o contrário. Os esquerdistas deveriam ir morar lá, já que apoiam tanto o comunismo e os defensores de Maduro.

john disse...

Afinal , quantas empresas estatais existem nos EUA ?

Jonathan Fontineli disse...

Nos comentários acima vi argumentos se justificando pela quantidade de estatais que existem lá sendo menor que no Brasil. Até que sensatamente um colega perguntou "afinal, quantas empresas estatais existem nos EUA?". Sinto informar que dificilmente alguém poderá apurar essa informação com precisão visto que o forte federalismo americano implica em concentração de poder nas mãos dos Estados por vezes semelhantes ao do governo federal. Portanto, se no modelo brasileiro as competências administrativas e tributárias se concentram na União é razoável que ela tenha mais estatais do que os Estados. Já nos EUA se poderia verificar uma concentração de estatais nos Estados semelhante ou até maior que a do governo federal.

Marcelo Correia disse...

Grandes empresas privadas no Brasil vivem de capital público e corrupção, e nunca pagam impostos.

Joatan Izolan da Rosa disse...

Vale ressaltar que nos EUA áreas estratégicas são controladas pelo estado, energia e uso da água por exemplo são fundamentais para os interesses da nação. Que se apure e criem meios de dificultar a corrupção, retire políticos destas empresas que tudo funcionará como na privada.
Pesquisem onde a energia foi privatizada a conta de luz mais que duplicou, fica a dica...

Bruno Ferreira disse...

Que tal uma lista de empresas governamentais por país no mundo todo?
Tirem as suas conclusões!!! OBs: No Brasil são tantas que optaram por colocar um LINK!
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_government-owned_companies

strunfim disse...

A grande crise provocada pelos bancos americanos foi bancada pelo Estado (8 trilhões de dólares só no EUA), nos Estados Unidos e no mundo todo. Excelente o filme "A grande aposta", personagem no final do filme: 'vão botara culpa nos imigrantes e pobres". Errou, porque botaram a culpa nos imigrantes, pobres e professores. E os bancos ainda usaram o dinheiro público para "comprar deputados que estavam fazendo leis regulamentares".
Me vem à lembrança declarações de um Oficial do Exército sobre as Estatais na Ditadura Militar: "criamos e encampamos tantas empresas que estamos perto de um país comunistas, devido a tantas estatais".
Quem estatizou tudo, até hotéis, foi a ditadura militar.

mokajunior santos disse...

Então cita as 50 que eu quero ..te lembrando que essas ai são só algumas

mokajunior santos disse...

Esse Marcelo e um desinformado cara ..só fala merda..

CLAUDIO RENATO DE MIRANDA PINTO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Estou esperando também as 50 estatais brasileiras.Aonde tem muita gente só na folha de pagamento, gente apadrinhada,é em cargos comissionados de gente eleita por pessoas como Marcelo.

Emersson Clayton disse...

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_empresas_estatais_do_Brasil
Aqui tem bem mais de 50

TipuhDarK_626 disse...

cara, você fez todo esse suspense pra listar 4 estatais dos EUA? e vc quer comparar com o Brasil?? o Brasil possui 148 empresas estatais, me diz uma coisa, vc prefere uma empresa sendo administrado por um cara que mal e mal cursou um direito (pela situação atual dos politicos do brasil) ou por um cara que passou a vida inteira estudando administração, economia, etc e tem uma empresa de sucesso que gera bilhões?

EduardoEB disse...

Antes de fazerem comentários alguns aqui deveriam ler o que o autor escreveu.